Depois da música Bob,novo livro ensina crianças a se engasgarem com uma maçã antes de dormir
idéia é que os pais não vejam para tentar impedir o projeto suicida
Recentemente, os pais brasileiros ficaram chocados com a música Bob de Rapha Kamaitachi que descreveu em seus refrões uma criança que tinha um amigo imaginário e que incentivava ao pequeno o suicídio.
Agora, uma nova polêmica está deixando muitos pais de cabelo em pé com uma literatura infantil estaria ensinando ou sugerindo à crianças que cometam um suposto atentado contra suas próprias vidas.
Um vídeo de alerta passou a circular nas redes sociais e viralizou rapidamente. O humorista Vini Rodrigues foi um dos artistas que ajudaram a divulgar o alerta de uma jovem em sua página do instagram:
“Atenção, pais e educadores! Um perigo para nossas crianças”, disse o ator.
O vídeo traz o alerta de uma morada da cidade de Goiânia que tomou conhecimento do livro “ o menino que espiava pra dentro”,da autora Ana Maria Machado. No enredo da história, um menino conversa com seu amigo imaginário a quem ele chama de Tatá , que lhe convida a viver num mundo onde tudo é mais divertido e legal. A criança então passa a elaborar mentalmente um plano para ir viver neste mundo com o amigo imaginário. Ele então concebe a ideia de se engasgar com uma maçã na hora de dormir, para que sua mãe não tente dar um tapa em suas costas e ele possa regressar do mundo feliz.
Os poucos trechos lidos no vídeo pela jovem espantou a muitos pais que ficaram sabendo que o livro já é usado em várias escolas. Em pleno setembro Amarelo, onde intensifica-se a campanha de debate ao suicídio, a notícia caiu como uma bomba.
No vídeo há inclusive, o relato de uma mãe de uma criança que ao ler o livro chegou a pediu uma maçã para a mãe com o propósito de engasgar e ir conhecer o lugar encantado que é relatado no vídeo.
Na página de Vini ,o intérprete do famoso personagem Jacinto Manto recebeu muitos comentários de ataques a literatura e muitas mãe comentaram seu desespero em não saber no que confiar para ajudar na educação de seus filhos.
A autora do livro se defendeu dizendo que apenas quis fazer uma releitura do livro Mágico de Oz onde a Alice vive no mundo imaginário do Oz. Porém, muitas mães ficaram revoltadas ao saberem do assunto.